CARTOGRAFIA DE SÍNTESE APLICADA À ANÁLISE DA SEGREGAÇÃO ESPACIAL EM UBERABA, MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228059891Palabras clave:
Sistemas de Informação Geográfica, Desigualdades, MANOVAResumen
A segregação urbana é um fenômeno social que decorre das desigualdades de acesso à localização e aos bens de consumo coletivo da cidade. Uma maneira de retratar a segregação é através da distribuição espacial dos aspectos econômicos e demográficos da população. O presente estudo constrói um índice de segregação espacial que resume algumas características demográficas urbanas de Uberaba, MG. Faz uso de métodos quantitativos aplicados às cartografia de síntese. Utilizou-se de dados do Censo Demográfico IBGE de 2010, em nível de setores censitários. Ao final, o modelo cartográfico foi validado estatisticamente. Os resultados mostram que, dos 405 setores censitários analisados, 20.83% apresentam muito alta e alta segregação espacial. Cumulativamente, os índices com média, baixa e muito baixa segregação somam 79,17%, denotando o quantitativo menos crítico. Observa-se que há um gradiente transicional entre os grupos no espaço, indo dos setores censitários mais segregados na periferia aos menos segregados no centro, semelhante ao padrão observado em metrópoles e grandes cidades. O estudo mostra os espaços em condição de segregação, todavia, explicações adequadas destas características requerem a abordagem dos processos históricos políticos que levaram a população que habitam esses espaços.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.