INSTRUMENTOS DA POLÍTICA URBANA E PRODUÇÃO DO ESPAÇO: ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PARCELAMENTO, EDIFICAÇÃO E UTILIZAÇÃO COMPULSÓRIOS - PEUC E IPTU PROGRESSIVO NO TEMPO EM PALMAS - TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG0058505Palabras clave:
Instrumentos da política urbana, PEUC, IPTU progressivo no tempo, Palmas - TOResumen
A última capital planejada no Brasil desenvolveu-se seguindo uma lógica excludente, de ocupação esparsa e segregada, materializando uma configuração urbana de baixíssima densidade, com um alto custo de urbanização e a população de menor renda à margem do espaço planejado. O objetivo deste trabalho é compreender de que forma os instrumentos da política urbana, especialmente PEUC e IPTU Progressivo, vêm sendo implantados no intuito de reverter a lógica da ocupação insustentável do solo urbano de Palmas. Observou-se na análise que, durante o processo de planejamento temas como: a dispersão urbana, a segregação e o alto custo de urbanização da cidade, são definidos como parte dos principais problemas existentes e, apesar da legislação apresentar avanços, não há efetividade na aplicação dos instrumentos, não revertendo (ou enfrentando) a lógica capitalista de produção da cidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.