OS GERAIZEIROS E OS USOS DO TERRITÓRIO E A SOCIOBIODIVERSIDADE EM BURITIZEIRO-MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG0058473Palabras clave:
Sociobiodiversidade, Cerrado, RESEX, GeraizeirosResumen
O objetivo deste trabalho é analisar como ocorre nos lugares os diferentes usos do território no município de Buritizeiro na área delimitada para implantação da Reserva Extrativista Serra do Alemão. Ao tratarmos de processos amplos discutimos a importância da sociobiodiversidade do Cerrado na região Norte de Minas Gerais, principalmente em espaços comunitários. As informações foram obtidas a partir de trabalho de campo em duas comunidades rurais que estão situadas na área delimitada. Nas comunidades Gerais do Calixto e Lança 1 dialogamos demoradamente com os sujeitos locais obtendo descrições detalhadas das suas práticas sociais, das paisagens, dos seus modos de vida, de suas lutas e mobilizações para se manterem como populações tradicionais e extrativistas. A luta em defesa do território foi narrada como repleta de estratégias sociais para permanecerem dilatando suas experiências. O uso do território requisitado a ser RESEX pelos geraizeiros, além de ser uma forma de resistência é nos lugares que eles criam e também recriam ciências sobre formas, conteúdos e estruturas sociais objetivando garantir a vida em suas várias dimensões.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.