ABORDAGENS DO CONTEÚDO DE GEOGRAFIA FÍSICA PRESENTES NO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA (SBGFA): SESSÃO ENSINO DE GEOGRAFIA - EDIÇÕES 2003-2019
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238658330Palabras clave:
Geografia acadêmica, Conteúdos, Geografia Escolar, Riscos, GeodiversidadeResumen
Esta pesquisa investigou os artigos da sessão Ensino de Geografia Física nos anais do Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, edições 2017 e 2019. O objetivo foi verificar as abordagens e tendências presentes em seus conteúdos. A discussão considerou os resultados de pesquisas realizadas anteriormente e autores que abordam a trajetória da Geografia Física no Brasil e a questão dos conteúdos da Geografia Física no contexto da Geografia Escolar. A pesquisa investigou 60 artigos da edição de 2017 e 143 do evento de 2019, considerando: origem institucional do trabalho; subáreas da Geografia; tipo de trabalho, entre outros aspectos. A pesquisa adotou a classificação proposta por Clemente e Souza (2014) para a análise e classificação de seus conteúdos. Nos textos, os assuntos referem-se ao conteúdo de Geomorfologia, Climatologia, Biogeografia, Pedologia, Hidrologia, à questões relacionadas com a Cartografia, Geotecnologia, Análise Ambiental e Educação Ambiental. A questão ambiental permanece evidente nas propostas pedagógicas. Mas, começam a aparecer as abordagens Geodiversidade, Cartografia tátil e Riscos, não identificados nas edições anteriores.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Alicia de Oliveira Moreira Pereira, Carla Juscélia de Oliveira Souza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.