ABORDAGENS DO CONTEÚDO DE GEOGRAFIA FÍSICA PRESENTES NO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA (SBGFA): SESSÃO ENSINO DE GEOGRAFIA - EDIÇÕES 2003-2019

Autores/as

  • Alicia de Oliveira Moreira Pereira Universidade Federal de São João del-Rei/UFSJ
  • Carla Juscélia de Oliveira Souza Departamento de Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei/UFSJ, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238658330

Palabras clave:

Geografia acadêmica, Conteúdos, Geografia Escolar, Riscos, Geodiversidade

Resumen

Esta pesquisa investigou os artigos da sessão Ensino de Geografia Física nos anais do Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, edições 2017 e 2019. O objetivo foi verificar as abordagens e tendências presentes em seus conteúdos. A discussão considerou os resultados de pesquisas realizadas anteriormente e autores que abordam a trajetória da Geografia Física no Brasil e a questão dos conteúdos da Geografia Física no contexto da Geografia Escolar. A pesquisa investigou 60 artigos da edição de 2017 e 143 do evento de 2019, considerando: origem institucional do trabalho; subáreas da Geografia; tipo de trabalho, entre outros aspectos. A pesquisa adotou a classificação proposta por Clemente e Souza (2014) para a análise e classificação de seus conteúdos. Nos textos, os assuntos referem-se ao conteúdo de Geomorfologia, Climatologia, Biogeografia, Pedologia, Hidrologia,  à questões relacionadas com a Cartografia, Geotecnologia, Análise Ambiental e Educação Ambiental. A questão ambiental permanece evidente nas propostas pedagógicas. Mas, começam a aparecer as abordagens Geodiversidade, Cartografia tátil e Riscos, não identificados nas edições anteriores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-04-01

Cómo citar

PEREIRA, A. de O. M.; SOUZA, C. J. de O. . ABORDAGENS DO CONTEÚDO DE GEOGRAFIA FÍSICA PRESENTES NO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA (SBGFA): SESSÃO ENSINO DE GEOGRAFIA - EDIÇÕES 2003-2019 . Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 86, p. 119–138, 2022. DOI: 10.14393/RCG238658330. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/58330. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos