SUPERMERCADOS FAMINTOS, MERCADOS LOCAIS RESISTENTES: A DINÂMICA LATINO-AMERICANA E O COMPORTAMENTO DO MERCADO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238557371Palabras clave:
Abastecimento alimentar, América Latina, Supermercados, Novos padrões de consumo, Mercados tradicionaisResumen
O artigo analisa o processo de mudança das fontes e mecanismos de abastecimento alimentar na América Latina, a partir de pesquisa realizada em parceria com a FAO. A perda de importância dos mercados públicos no abastecimento urbano caminha pari passu com o sucesso dos supermercados que ganham espaço no abastecimento alimentar nesses países, em contraponto aos mercados atacadistas. A expansão dos supermercados teve como consequência a perda de espaço comercial de mercados tradicionais e as feiras de rua. Essas mudanças representam desafios com a exclusão de pequenos agricultores e estabelecimentos de varejo, mas sinalizam oportunidades de inserção comercial sob novos padrões de consumo, como a agregação de valor baseada no registro de origem, na pré-classificação, na rastreabilidade ambiental e social e na revalorização de mercados locais como equipamentos urbanos de alimentação e lazer. Este artigo é resultado de pesquisa financiada pelo Projeto de Educação Ambiental (PEA) Pescarte que é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.
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Derechos de autor 2022 Altivo Andrade de Almeida Cunha, Mauro Macedo Campos
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