SUPERMERCADOS FAMINTOS, MERCADOS LOCAIS RESISTENTES: A DINÂMICA LATINO-AMERICANA E O COMPORTAMENTO DO MERCADO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238557371Keywords:
Abastecimento alimentar, América Latina, Supermercados, Novos padrões de consumo, Mercados tradicionaisAbstract
O artigo analisa o processo de mudança das fontes e mecanismos de abastecimento alimentar na América Latina, a partir de pesquisa realizada em parceria com a FAO. A perda de importância dos mercados públicos no abastecimento urbano caminha pari passu com o sucesso dos supermercados que ganham espaço no abastecimento alimentar nesses países, em contraponto aos mercados atacadistas. A expansão dos supermercados teve como consequência a perda de espaço comercial de mercados tradicionais e as feiras de rua. Essas mudanças representam desafios com a exclusão de pequenos agricultores e estabelecimentos de varejo, mas sinalizam oportunidades de inserção comercial sob novos padrões de consumo, como a agregação de valor baseada no registro de origem, na pré-classificação, na rastreabilidade ambiental e social e na revalorização de mercados locais como equipamentos urbanos de alimentação e lazer. Este artigo é resultado de pesquisa financiada pelo Projeto de Educação Ambiental (PEA) Pescarte que é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Altivo Andrade de Almeida Cunha, Mauro Macedo Campos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.