SUPERMERCADOS FAMINTOS, MERCADOS LOCAIS RESISTENTES: A DINÂMICA LATINO-AMERICANA E O COMPORTAMENTO DO MERCADO BRASILEIRO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238557371

Keywords:

Abastecimento alimentar, América Latina, Supermercados, Novos padrões de consumo, Mercados tradicionais

Abstract

O artigo analisa o processo de mudança das fontes e mecanismos de abastecimento alimentar na América Latina, a partir de pesquisa realizada em parceria com a FAO. A perda de importância dos mercados públicos no abastecimento urbano caminha pari passu com o sucesso dos supermercados que ganham espaço no abastecimento alimentar nesses países, em contraponto aos mercados atacadistas. A expansão dos supermercados teve como consequência a perda de espaço comercial de mercados tradicionais e as feiras de rua. Essas mudanças representam desafios com a exclusão de pequenos agricultores e estabelecimentos de varejo, mas sinalizam oportunidades de inserção comercial sob novos padrões de consumo, como a agregação de valor baseada no registro de origem, na pré-classificação, na rastreabilidade ambiental e social e na revalorização de mercados locais como equipamentos urbanos de alimentação e lazer. Este artigo é resultado de pesquisa financiada pelo Projeto de Educação Ambiental (PEA) Pescarte que é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Altivo Andrade de Almeida Cunha, Food and Agriculture Organization (FAO/ONU)

Doutor em Economia pela Unicamp. Mestre em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduação em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP. É consultor da FAO/ONU, atuando nas áreas de sistema agroalimentar, abastecimento alimentar e centrais de abastecimento, políticas públicas e segurança alimentar e nutricional. É também pesquisador visitante da UFMG.

Mauro Macedo Campos, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Possui graduação em Ciências Econômicas, mestrado em Ciências Sociais: Gestão de Cidades e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-Doutorado em Ciência Política pela UNICAMP. Atualmente é professor e pesquisador associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP). Foi coordenador do Grupo de Trabalho em Financiamento Política da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), entre os anos de 2013 a 2015. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Atua na gestão financeira da Associação Latino-Americana de Ciência Política (ALACIP/BR). Trabalhou por 15 anos como auditor e consultor externo. Tem experiência nas áreas de Gestão Pública e Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, Auditoria e Controle, Instituições Políticas.

Published

2022-02-04

How to Cite

CUNHA, A. A. de A. .; CAMPOS, M. M. SUPERMERCADOS FAMINTOS, MERCADOS LOCAIS RESISTENTES: A DINÂMICA LATINO-AMERICANA E O COMPORTAMENTO DO MERCADO BRASILEIRO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 85, p. 88–101, 2022. DOI: 10.14393/RCG238557371. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/57371. Acesso em: 23 nov. 2024.