DISCUSSÃO DO LUGAR E ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A ELABORAÇÃO DE CADERNOS DIDÁTICOS ASSOCIADOS A ATLAS GEOAMBIENTAIS MUNICIPAIS DO CENTRO OESTE GAÚCHO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228356223Palabras clave:
Cartografia escolar, Atlas Municipais, Cadernos didáticos, Espaço vívido, Leitura do espaçoResumen
O conhecimento geográfico discutido pelo aluno em sala de aula, possibilita uma releitura do espaço vivido, onde processos físicos, que antes eram abstratos, recebem a luz da ciência e do conhecimento. O presente artigo tem como objetivo apresentar o processo de elaboração dos cadernos didáticos associados à Atlas Geoambientais do Centro-Oeste gaúcho. Além disso, é proposta a inserção das seis atividades, nas aulas de Geografia, segundo as recomendações da Base Nacional Comum Curricular. O artigo é baseado em um método descritivo e as atividades foram elaboradas para fomentar a alfabetização cartográfica dos alunos. Além disso, agregam conhecimentos acerca dos aspectos físicos e socioeconômicos e abordam discussões pautadas na relação sociedade e natureza. São discutidas as possíveis dificuldades que professores e alunos encontrarão ao interpretar os mapas, em especial, o Zoneamento Geoambiental. Baseada na percepção e sentidos dos alunos, discussões sistêmicas podem ser criadas e com isso a abstração do mapa Geoambiental que não é materializado no espaço vivido. No que se refere a elaboração do caderno didático, este material mostra um grande potencial para viabilizar a discussão do conteúdo cartográfico contido no Atlas Geoambiental, assim como para se trabalhar com as competências e habilidades exigidas pela BNCC.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.