PERSPECTIVAS SOBRE A VALORIZAÇÃO DA GEODIVERSIDADE E A GEOCONSERVAÇÃO NA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228256036Palabras clave:
Amazônia, Geoturismo, GeoparquesResumen
As discussões sobre a valorização da geodiversidade têm ganhado destaque no cenário brasileiro e, mais recentemente, na Amazônia. Assim, o presente artigo analisa algumas iniciativas que permitem a reflexão sobre o contexto de discussões que circundam a temática da geodiversidade na Amazônia legal brasileira. Para alcançar o objetivo proposto, os procedimentos metodológicos constaram de: I - levantamento e análise do referencial teórico-metodológico e documental voltados a temática pesquisada; II - levantamento e análise das propostas de criação de geoparques para os estados da Amazônia Legal; III - levantamento e análise dos registros de geossítios e sítios da geodiversidade existentes nas plataformas Comissão Brasileira de Sítios Geológicos (SIGEP) e Cadastro de Sítios Geológicos (GEOSSIT); IV - levantamento de projetos de pesquisa, ensino e extensão voltados às temáticas da geodiversidade, geoconservação, Patrimônio Natural do meio abiótico, geoturismo e geoparque, na Amazônia; e V - tabulação das informações e representação em forma de mapas, tabelas, quadros, fotos e gráficos. Os resultados apontam que a Amazônia encontra-se em fase de amadurecimento conceitual e operacional, com barreiras no que diz respeito a infraestrutura e acesso a muitas áreas e ao fomento a atividades de pesquisa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.