A EDUCAÇÃO E A AÇÃO POLÍTICA COMO FENÔMENOS SOCIAIS HUMANOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENTRE COMUNIDADES TRADICIONAIS GERAIZEIRAS, SÃO DESIDÉRIO-BA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228155112Palabras clave:
Convívio social, Vida cotidiana, Territórios tradicionais, Diálogo entre saberesResumen
Este artigo compõe parte de resultados alcançados na realização de um Projeto de Pesquisa e outro de Extensão, e seus objetivos se concentraram em analisar os desafios de ordem social, política e econômica, mas também epistemológicas e teóricas, para realizar os fenômenos sociais da educação e da ação política em territórios tradicionais Geraizeiros, localizados no vale do rio Guará, São Desidério-BA. A pesquisa participante, à luz da geografia humanista e fenomenológica, e em diálogo com a ciência da cognição, guiaram os caminhos teóricos e metodológicos dos estudos e análises realizadas até o momento. As comunidades Geraizeiras coparticipantes apresentam um convívio social cotidiano intimamente forjado nas relações e interações simbólicas e afetivas com o cerrado, das quais derivam seus saberes-fazeres agroextrativistas. Porém, observa-se um histórico de ausências de direitos sociais e políticos, e influências externas à essa dinâmica, que condicionaram, e ainda condicionam, mudanças estruturais e de comportamento entre as famílias Geraizeiras. Essas mudanças geram vulnerabilidades, e os estudos apontam para a importância contida no continuum experiencial existente entre os fenômenos sociais da educação e da ação política, os quais têm na troca entre saberes e experiências o meio para alcançar as transformações positivas no cenário de vulnerabilidades observado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.