A EDUCAÇÃO E A AÇÃO POLÍTICA COMO FENÔMENOS SOCIAIS HUMANOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENTRE COMUNIDADES TRADICIONAIS GERAIZEIRAS, SÃO DESIDÉRIO-BA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228155112Palavras-chave:
Convívio social, Vida cotidiana, Territórios tradicionais, Diálogo entre saberesResumo
Este artigo compõe parte de resultados alcançados na realização de um Projeto de Pesquisa e outro de Extensão, e seus objetivos se concentraram em analisar os desafios de ordem social, política e econômica, mas também epistemológicas e teóricas, para realizar os fenômenos sociais da educação e da ação política em territórios tradicionais Geraizeiros, localizados no vale do rio Guará, São Desidério-BA. A pesquisa participante, à luz da geografia humanista e fenomenológica, e em diálogo com a ciência da cognição, guiaram os caminhos teóricos e metodológicos dos estudos e análises realizadas até o momento. As comunidades Geraizeiras coparticipantes apresentam um convívio social cotidiano intimamente forjado nas relações e interações simbólicas e afetivas com o cerrado, das quais derivam seus saberes-fazeres agroextrativistas. Porém, observa-se um histórico de ausências de direitos sociais e políticos, e influências externas à essa dinâmica, que condicionaram, e ainda condicionam, mudanças estruturais e de comportamento entre as famílias Geraizeiras. Essas mudanças geram vulnerabilidades, e os estudos apontam para a importância contida no continuum experiencial existente entre os fenômenos sociais da educação e da ação política, os quais têm na troca entre saberes e experiências o meio para alcançar as transformações positivas no cenário de vulnerabilidades observado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.