EROSÃO MARGINAL: MUDANÇAS GEOMORFOLÓGICAS NO RIO TELES PIRES (MT) DECORRENTE DA IMPLANTAÇÃO DE UM BARRAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217551056Palabras clave:
Processos erosivos, UHE Colider, Mudança na Paisagem, Bacia AmazônicaResumen
A pesquisa teve como objetivo quantificar a erosão marginal e identificar os efeitos hidrológicos e geomorfológicos com a instalação e funcionamento da Usina Hidrelétrica - UHE Colider. Foram realizados: levantamento bibliográfico; trabalho de campo no período de dois anos para coleta de solo, instrumentalização e monitoramento da erosão marginal; trabalho de gabinete com confecção de croquis, cálculo da magnitude da erosão e análise em laboratório. Averiguou-se que as margens erodiram lentamente, passando a incidir o processo de abrasão. No entanto, pode-se constatar que a erosão aumentou 12% em 2018 se comparada a 2017. Ao correlacionar os fatores (velocidade, vazão, inclinação, altura do barranco e outros) verificou-se que Análise do Componente Principal explicou 63% da variação observada. No reservatório as margens e várias ilhas foram submersas, prejudicando o habitat de várias espécies. Conforme as transformações ocorridas com a instalação da UHE Colider, se não forem tomadas medidas de contensão das erosões marginais, provavelmente ocorrerá aumento dos processos erosivos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.