RESISTÊNCIAS EM EXPERIMENTAÇÃO: ENCONTROS E AFETOS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217550447Palabras clave:
Exercícios de Pensamento, Imagens, EducaçãoResumen
Trata-se de um encontro entre exercícios de pensamento de pesquisadoras e suas recém-realizadas teses de doutorado. O encontro torna possível a reflexão sobre modos de existir nas condições em que vivemos: como professoras, pesquisadoras, nesse caso através da prática do pensamento de uma educação geográfica que, ao mesmo tempo em que nos coloca em certas situações de guerra, também nos faz manter a força de nossos corpos e subjetividades em modo de resistência constante. A distância geográfica não se tornou obstáculo para que, em diferentes contextos, pensássemos a respeito do que nos aproximava em nossos exercícios de pesquisa com e pelas imagens. Essa escrita é resultado desse encontro. Tempos em que as imagens, em suas diferentes formas, fazem parte de um estado de exceção, mas também se tornam força e potência de subjetividades outras, possibilidade de questionar nossas condições de existência(s) e nosso lugar de fala a partir da árdua tarefa de pesquisar, educar e mesmo ser, diante do atual cenário de choque. As experimentações tornaram-se, em nossas pesquisas acadêmicas, possibilidade de pensar modos de resistência e combate em nós, e de alguma maneira nos que estavam conosco.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.