TRANSFORMAÇÕES RECENTES NO COMÉRCIO E CONSUMO: AS TROCAS DE MERCADORIAS A PARTIR DO FACEBOOK NA CIDADE DE PELOTAS-RS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217347378Palabras clave:
Sites de Redes Sociais, Tecnologias da Informação e Comunicação, E-commerce, Espaços Públicos UrbanosResumen
O trabalho refere-se às mudanças recentes no âmbito do comércio e consumo, e teve como objetivo central a análise de novas relações de trocas de mercadorias a partir da intrínseca relação entre os espaços virtual e concreto. Foi construído em três momentos: 1) discussão sobre o contexto atual, marcado pela hipermodernidade e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); 2) considerações sobre comércio e consumo, em especial o e-commerce; e, 3) estudo de caso sobre as trocas realizadas a partir do Facebook na cidade de Pelotas-RS, através dos grupos de trocas de mercadorias e de quatro eventos organizados e divulgados, em grande medida, através do Facebook: a “Feira do Rolo”, o “Fotroca”, o “Piquenique Cultural” e o “Sofá na Rua”. Através de questionários aos participantes dos grupos de trocas, entrevistas com os organizadores dos eventos, visitas aos eventos, pesquisa bibliográfica e pesquisa no Facebook, constatou-se a importância das TICs e dos Sites de Redes Sociais (SRS) nas relações de trocas atuais, bem como em seus desdobramentos no uso e ocupação dos espaços públicos urbanos. Pretende-se, assim, contribuir para o avanço das análises das trocas de mercadorias realizadas atualmente na perspectiva do comércio e do consumo na área de Geografia Urbana.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.