DA FRAGMENTAÇÃO À DESINTEGRAÇÃO DA GESTÃO TERRITORIAL: PERSPECTIVAS A PARTIR DAS ÁGUAS NA BACIA DO ALTO RIO DAS VELHAS – MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207246771Palabras clave:
Planejamento e gestão territorial, Alto Rio das Velhas, Política das águasResumen
O artigo discute como diferentes instâncias e instrumentos de planejamento e de gestão territorial possuem interdependências e interfaces que muitas vezes não são plenamente entendidas em suas inter-relações, consolidando um modelo de segregação da gestão que pode gerar fragmentação ou desintegração das diferentes políticas territoriais. A dinâmica das águas e das bacias hidrográficas podem demonstrar esses afastamentos e suas consequências, possibilitando o encontro e o diálogo entre as diferentes políticas, ao construir uma possível política das águas. A partir de entrevistas e da realização de grupo focal com gestores territoriais, o artigo ressalta que é fundamental retomar a compreensão das pessoas gestoras e das instâncias em uma dimensão de autonomia técnica e institucional para a construção e valorização de perspectivas de Estado que reconheçam as necessidades de compreensão dos diferentes territórios de planejamento e de gestão.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.