ZOOGEOMORFOLOGIA: INFLUÊNCIAS DA FAUNA NA EVOLUÇÃO E DINÂMICA DOS SISTEMAS GEOMORFOLÓGICOS

Autores/as

  • Roberto Marques Neto Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG207245796

Palabras clave:

Animais como agentes geomórficos, Pisoteio, Escavação, Estrutura da paisagem

Resumen

O enfoque zoogeomorfológico se estabelece a partir do papel dos animais como agentes geomórficos, e, embora perfaça uma importante interface entre a Geomorfologia e a Biogeografia, são raros os estudos pautados na referida abordagem no escopo da cultura geomorfológica brasileira. A falta de estudos em zoogeomorfologia e a premissa de que animais, vertebrados e invertebrados, influenciam na dinâmica e evolução de sistemas geomorfológicos, se inscrevendo explicitamente nos fluxos de matéria e energia, foram os elementos motivadores deste trabalho, cujo objetivo é discutir de forma sistemática os animais como agentes geomórficos, propondo uma classificação de tais ações a partir de sua manifestação escalar, expressão espacial e efeitos na estrutura superficial da paisagem mediante uma abordagem sistêmica. A discussão aqui apresentada foca enfaticamente os vertebrados, atentando de forma mais detalhada para a mastofauna, classe considerada como a de maior influência nos processos de superfície, para a qual foi constatada importância significativa e que varia em modalidade (pisoteio, escavação, chafurdação, etc.) e intensidade conforme diferentes táxons e distintos contextos bioclimáticos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberto Marques Neto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora

Publicado

2019-12-18

Cómo citar

MARQUES NETO, R. ZOOGEOMORFOLOGIA: INFLUÊNCIAS DA FAUNA NA EVOLUÇÃO E DINÂMICA DOS SISTEMAS GEOMORFOLÓGICOS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 20, n. 72, p. 275–293, 2019. DOI: 10.14393/RCG207245796. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/45796. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos