ZOOGEOMORFOLOGIA: INFLUÊNCIAS DA FAUNA NA EVOLUÇÃO E DINÂMICA DOS SISTEMAS GEOMORFOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207245796Palabras clave:
Animais como agentes geomórficos, Pisoteio, Escavação, Estrutura da paisagemResumen
O enfoque zoogeomorfológico se estabelece a partir do papel dos animais como agentes geomórficos, e, embora perfaça uma importante interface entre a Geomorfologia e a Biogeografia, são raros os estudos pautados na referida abordagem no escopo da cultura geomorfológica brasileira. A falta de estudos em zoogeomorfologia e a premissa de que animais, vertebrados e invertebrados, influenciam na dinâmica e evolução de sistemas geomorfológicos, se inscrevendo explicitamente nos fluxos de matéria e energia, foram os elementos motivadores deste trabalho, cujo objetivo é discutir de forma sistemática os animais como agentes geomórficos, propondo uma classificação de tais ações a partir de sua manifestação escalar, expressão espacial e efeitos na estrutura superficial da paisagem mediante uma abordagem sistêmica. A discussão aqui apresentada foca enfaticamente os vertebrados, atentando de forma mais detalhada para a mastofauna, classe considerada como a de maior influência nos processos de superfície, para a qual foi constatada importância significativa e que varia em modalidade (pisoteio, escavação, chafurdação, etc.) e intensidade conforme diferentes táxons e distintos contextos bioclimáticos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.