NÍVEL HIERÁRQUICO E REDE DE INFLUÊNCIA DOS CENTROS REGIONAIS NO INTERIOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS: UMA PROPOSTA COM BASE NA OFERTA DO ENSINO SUPERIOR
Palabras clave:
Centros Regionais, Minas Gerais, Educação SuperiorResumen
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada em 1996, favoreceu a ampliação da oferta da educação superior no Brasil. O crescimento de matrículas e Instituições de Ensino Superior ocorreu de forma acelerada, embora regionalmente diferenciada. O objetivo desse trabalho é avaliar a abrangência espacial e o papel desempenhado pelos centros regionais na oferta do ensino superior no interior do estado de Minas Gerais, analisando as hierarquias e a amplitude das redes de influência dos principais centros regionais. Para identificar os núcleos das redes foi proposto o índice de Centralidade Regional (ICR), composto por quatro dimensões: o total de matrículas por município; o número de cursos ofertados por município; a capacidade de absorção de pessoas com ensino médio completo por município; e a capacidade de atração de estudantes de outras localidades. Os resultados permitiram a identificação de cinco municípios no primeiro nível hierárquico, que são: Uberlândia, Juiz de Fora, Uberaba, Viçosa e Montes Claros. A rede de influência de cada um desses municípios apresentou abrangência espacial diferenciada e difusa. A hierarquia das centralidades, as redes de mobilidade e as áreas de influência dos principais centros refletem os diferentes níveis de integração regional e flexibilidade espacial.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.