NÍVEL HIERÁRQUICO E REDE DE INFLUÊNCIA DOS CENTROS REGIONAIS NO INTERIOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS: UMA PROPOSTA COM BASE NA OFERTA DO ENSINO SUPERIOR
Keywords:
Centros Regionais, Minas Gerais, Educação SuperiorAbstract
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada em 1996, favoreceu a ampliação da oferta da educação superior no Brasil. O crescimento de matrículas e Instituições de Ensino Superior ocorreu de forma acelerada, embora regionalmente diferenciada. O objetivo desse trabalho é avaliar a abrangência espacial e o papel desempenhado pelos centros regionais na oferta do ensino superior no interior do estado de Minas Gerais, analisando as hierarquias e a amplitude das redes de influência dos principais centros regionais. Para identificar os núcleos das redes foi proposto o índice de Centralidade Regional (ICR), composto por quatro dimensões: o total de matrículas por município; o número de cursos ofertados por município; a capacidade de absorção de pessoas com ensino médio completo por município; e a capacidade de atração de estudantes de outras localidades. Os resultados permitiram a identificação de cinco municípios no primeiro nível hierárquico, que são: Uberlândia, Juiz de Fora, Uberaba, Viçosa e Montes Claros. A rede de influência de cada um desses municípios apresentou abrangência espacial diferenciada e difusa. A hierarquia das centralidades, as redes de mobilidade e as áreas de influência dos principais centros refletem os diferentes níveis de integração regional e flexibilidade espacial.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.