A VITIVINICULTURA NO ESPAÇO GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL: UMA ABORDAGEM SOBRE A CAMPANHA GAÚCHA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207043390Palabras clave:
Vitivinicultura, Espaço, Rio Grande do Sul, Campanha GaúchaResumen
A vitivinicultura é uma atividade antiga no espaço do Rio Grande do Sul, no entanto, somente nas últimas décadas é que mostrou maior dinamismo, a ponto de ser visível a atividade em várias regiões diferentes, empregando mão de obra e tecnologias, além de ser responsável pelo desencadeamento de pesquisas científicas e da criação de culturas e espaços turísticos, marcado de infraestruturas. No Rio Grande do Sul, as duas maiores regiões vitícolas são a Serra Gaúcha e a Campanha Gaúcha, a primeira fortemente estuda, enquanto a segunda merece a atenção, por ser um novo polo de produção de vinhos finos. Por isso, este trabalho objetivou refletir sobre a vitivinicultura gaúcha, seu contexto socioeconômico e espacial, discutindo principalmente a Campanha Gaúcha, as origens e atuais dinâmicas da produção de vinhos. Esperando assim, contribuir com os estudos geográficos referentes à vitivinicultura, que ainda são em número reduzido. Partindo de análises de revisão de literatura, trabalho de campo, leitura da paisagem, coleta de dados e aplicação, numa abordagem qualitativa. Assim, na Campanha Gaúcha, a vitivinicultura que se desenvolve apresenta características modernas e inovadoras, com perspectiva sustentável e ainda articulada por meio de ações coletivas e o vínculo do vinho com a cultura regional.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.