A VITIVINICULTURA NO ESPAÇO GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL: UMA ABORDAGEM SOBRE A CAMPANHA GAÚCHA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207043390Keywords:
Vitiviniculture, Space, Rio Grande do Sul, Campanha of Rio Grande do SulAbstract
A vitivinicultura é uma atividade antiga no espaço do Rio Grande do Sul, no entanto, somente nas últimas décadas é que mostrou maior dinamismo, a ponto de ser visível a atividade em várias regiões diferentes, empregando mão de obra e tecnologias, além de ser responsável pelo desencadeamento de pesquisas científicas e da criação de culturas e espaços turísticos, marcado de infraestruturas. No Rio Grande do Sul, as duas maiores regiões vitícolas são a Serra Gaúcha e a Campanha Gaúcha, a primeira fortemente estuda, enquanto a segunda merece a atenção, por ser um novo polo de produção de vinhos finos. Por isso, este trabalho objetivou refletir sobre a vitivinicultura gaúcha, seu contexto socioeconômico e espacial, discutindo principalmente a Campanha Gaúcha, as origens e atuais dinâmicas da produção de vinhos. Esperando assim, contribuir com os estudos geográficos referentes à vitivinicultura, que ainda são em número reduzido. Partindo de análises de revisão de literatura, trabalho de campo, leitura da paisagem, coleta de dados e aplicação, numa abordagem qualitativa. Assim, na Campanha Gaúcha, a vitivinicultura que se desenvolve apresenta características modernas e inovadoras, com perspectiva sustentável e ainda articulada por meio de ações coletivas e o vínculo do vinho com a cultura regional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.