A ECONOMIA SOLIDÁRIA E SUA EXPANSÃO NA MESORREGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA - MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/Hygeia196723Palabras clave:
Economia Solidária (ES). Empreendimentos Econômicos Solidários (EES). Mesorregião Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.Resumen
A Economia Solidária, enquanto alternativa aos princípios da acumulação capitalista, promove novas formas de organização de produção e de relações sociais que, sob a ótica da Geografia, realizam-se a partir dos inúmeros atores e seus vários interesses que se difundem no território. A proposta começa a ganhar força a partir da segunda metade da década de 1990, manifestando valores antigos que fazem jus a esse tipo de organização, como: solidariedade, igualdade social, responsabilidade e autogestão. A comercialização de produtos e serviços que resultam a partir dessa prática são de grande importância na geração de emprego e renda para vários grupos sociais. Por isso, faz-se necessária uma análise mais aprofundada da economia solidária, já que a comercialização não acontece sob tendências de acumulação, mas como fonte de redistribuição de recursos, a fim de proporcionar melhores condições de vida aos indivíduos responsáveis pelos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES). Dentro desse contexto, objetivamos, no presente trabalho, analisar a localização, a caracterização e a forma de organização dos EES presentes na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba em Minas Gerais a partir de dados obtidos no Cadastro Nacional de Economia Solidária e Comércio Justo (CADSOL).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.