AS DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E O ENSINO NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207143152Palabras clave:
DCNs., PIBID., Educação Geográfica., Licenciandos em Geografia.Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar de maneira crítico-situacional as diretrizes para a formação inicial de professores de Geografia, a partir da resolução de nº 2 de 1º de julho de 2015 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs para a formação inicial em nível superior de professores e destacar a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no processo de formação inicial dos licenciandos em Geografia. Para a realização deste estudo utilizou-se a pesquisa qualitativa dado que privilegia a temática escolhida, fazendo uso especificamente de análise documental e revisão de literatura. A fundamentação teórica está ancorada no campo da Geografia e da Educação, construindo assim uma reflexão crítica a respeito da formação inicial dos licenciandos em Geografia, na pretensão de uma educação geográfica mais significativa na contemporaneidade. Diante disto, pode-se afirmar que quando as diretrizes curriculares para a formação inicial dos professores estão bem desenhadas e atreladas também a programas de incentivo à docência, com destaque para o PIBID, pode-se avançar em questões fundamentais para as licenciaturas, como uma formação inicial exitosa e professores com habilidades fundamentais para um ensino-aprendizagem de Geografia mais voltada a questões atuais dos alunos e da sociedade globalizada.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Josias Ivanildo Flores de Carvalho, Francisco Kennedy Silva dos Santos, Laryssa de Aragão Sousa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.