AS PAISAGENS DO MUNICÍPIO DE PINHAIS (PARANÁ/BRASIL): UMA ABORDAGEM SEGUNDO O CONCEITO DE HEMEROBIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207242838Palabras clave:
Unidades de paisagem, Ecologia urbana, Hemerobia, PinhaisResumen
Foram identificadas, classificadas e mapeadas as paisagens do município de Pinhais/Paraná de acordo com o conceito de Hemerobia, que pode ser compreendido como a dependência energética e tecnológica que as paisagens possuem para sua manutenção. Foram utilizadas imagens de satélite disponibilizadas pelo Google Earth, ano 2017, para identificar as unidades de paisagem (UP’s) da área de estudo. A classificação da hemerobia das paisagens foi realizada com adaptações no método proposto por Belem e Nucci (2011), sendo identificadas e delimitadas 5 classes de hemerobia. O mapeamento das UP’s, conforme a dependência energética e tecnológica, foi realizado no software ArcGIS 10.3, módulo Arcmap. Dentre os resultados alcançados, evidenciou-se que quase 41% da área de estudo possui hemerobia máxima, sendo esta a pior classe relativa, estando a mesma concentrada nas partes oeste e sudoeste do município de Pinhais, caracterizadas por usos residenciais, comerciais e industriais. As melhores classes de hemerobia (mínima e baixa) representam quase 43% da área do município, sendo a cobertura da terra representada por vegetação natural e/ou plantada, áreas de campo e/ou pasto, rios e parte da represa do Iraí. Os resultados obtidos com o método utilizado apresentam-se como uma importante ferramenta para compreender a dinâmica das paisagens urbanas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.