ESPECIALIZAÇÃO REGIONAL PRODUTIVA E VULNERABILIDADE TERRITORIAL DOS MUNICÍPIOS SUCROENERGÉTICOS NO TRIÂNGULO MINEIRO/ALTO PARANAÍBA

Autores/as

  • Henrique Faria dos Santos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG207242822

Palabras clave:

Especialização regional produtiva, Vulnerabilidade territorial, Setor sucroenergético, Uso corporativo do território.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar a especialização regional produtiva e a vulnerabilidade territorial de municípios sucroenergéticos no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, região que teve forte crescimento da agroindústria sucroenergética entre 2000 e 2011. A sistematização teórica, estatístico-documental e de entrevistas permitiu concluir que vários municípios dessa região se tornaram altamente especializados e dependentes da produção e/ou processamento da cana-de-açúcar e de seus derivados industriais (açúcar, etanol e bioeletricidade), levando a um quadro preocupante de vulnerabilidade territorial, sobretudo naqueles municípios com baixo patamar demográfico e com pequenos núcleos urbanos. O engessamento do uso do território provocado pelo padrão espacial de ocupação da agroindústria sucroenergética resultou na diminuição da diversidade produtiva no campo e no atrelamento quase que exclusivo dos setores secundários e terciários ao funcionamento das usinas, representando diversas implicações socioeconômicas, como às que se efetivaram recentemente nos municípios de Canápolis, Capinópolis, Fronteira e Ibiá que tiveram unidades desativadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Henrique Faria dos Santos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil

Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Geografia Licenciatura (2011) e Bacharelado (2014) pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Publicado

2019-12-14

Cómo citar

SANTOS, H. F. dos. ESPECIALIZAÇÃO REGIONAL PRODUTIVA E VULNERABILIDADE TERRITORIAL DOS MUNICÍPIOS SUCROENERGÉTICOS NO TRIÂNGULO MINEIRO/ALTO PARANAÍBA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 20, n. 72, p. 169–188, 2019. DOI: 10.14393/RCG207242822. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/42822. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos