PONDERAÇÃO DE INDICADORES DA QUALIDADE DE VIDA POR MEIO DO GRAU DE RELACIONAMENTO ENTRE OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207042701Palabras clave:
qualidade de vida, objetividade e subjetividade, sistemas de informações geográficas, coeficiente de correlação de Pearson, avaliação multicritério.Resumen
Os estudos sobre qualidade de vida tendem a optar entre as dimensões da objetividade ou da subjetividade, com poucos casos de abordagem paralela e descritiva que demonstram pouca relação entre elas. Nesse sentido, o presente artigo apresenta uma metodologia para ponderar indicadores da qualidade de vida a partir do grau de relacionamento entre objetividade e subjetividade, na busca de uma aproximação entre ambas dimensões. As etapas metodológicas foram cinco: 1) seleção de parâmetros e indicadores por fundamentação teórica; 2) diagnóstico objetivo dos indicadores a partir de dados secundários e coletados em campo; 3) diagnóstico subjetivo dos indicadores a partir de questionário-entrevista; 4) estabelecimento dos pesos a partir da correlação linear de Pearson entre objetividade e subjetividade; 5) avaliação multicritério da qualidade de vida por meio de somatória linear ponderada. Os resultados demonstram que os coeficientes entre objetividade e subjetividade são fracos, porém, indicam aproximações pela integração das duas dimensões e pelas respostas abertas das pessoas entrevistadas. Como conclusões, o uso dos coeficientes de correlação linear entre objetividade e subjetividade permitiram o desenvolvimento de uma nova metodologia para análise da qualidade de vida, que pode ser ajustada para cada realidade espacial.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.