WEIGHTING OF LIFE QUALITY INDICATORS BY MEANS OF THE DEGREE OF RELATIONSHIP BETWEEN OBJECTIVITY AND SUBJECTIVITY
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207042701Keywords:
quality of life, objectivity and subjectivity, geographical information systems, Pearson correlation coefficient, multicriteria evaluationAbstract
Os estudos sobre qualidade de vida tendem a optar entre as dimensões da objetividade ou da subjetividade, com poucos casos de abordagem paralela e descritiva que demonstram pouca relação entre elas. Nesse sentido, o presente artigo apresenta uma metodologia para ponderar indicadores da qualidade de vida a partir do grau de relacionamento entre objetividade e subjetividade, na busca de uma aproximação entre ambas dimensões. As etapas metodológicas foram cinco: 1) seleção de parâmetros e indicadores por fundamentação teórica; 2) diagnóstico objetivo dos indicadores a partir de dados secundários e coletados em campo; 3) diagnóstico subjetivo dos indicadores a partir de questionário-entrevista; 4) estabelecimento dos pesos a partir da correlação linear de Pearson entre objetividade e subjetividade; 5) avaliação multicritério da qualidade de vida por meio de somatória linear ponderada. Os resultados demonstram que os coeficientes entre objetividade e subjetividade são fracos, porém, indicam aproximações pela integração das duas dimensões e pelas respostas abertas das pessoas entrevistadas. Como conclusões, o uso dos coeficientes de correlação linear entre objetividade e subjetividade permitiram o desenvolvimento de uma nova metodologia para análise da qualidade de vida, que pode ser ajustada para cada realidade espacial.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.