GEODIVERSIDADE E ANTROPOGEOMORFOLOGIA: POSSIBILIDADES PARA A CONSERVAÇÃO DO GEOPATRIMÔNIO EM ÁREAS DE MINERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207242579Palabras clave:
Geossítio, Geoconservação, Ação humana, Geomorfologia Antropogênica.Resumen
Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de analisar as possibilidades de inserção da abordagem antropogeomorfológica no estudo das formas do relevo associadas aos geossítios em áreas de mineração a céu aberto, a fim de subsidiar ações de geoconservação e promoção desse geopatrimônio. Foram analisados conceitos que colaboraram com as discussões sobre a conservação da natureza abiótica, seja ela natural ou antropogênica, bem como os reflexos imediatos sobre a biodiversidade. Ponderações sobre a possível relação da abordagem antropogeomorfológica com os princípios da geoconservação foram realizadas, considerando as áreas sob forte intervenção antropogênica, vinculadas às atividades de mineração a céu aberto. Conclui-se que é extremamente importante compreender a ação humana e a escala temporal de organização espacial das formas do relevo em geossítios situados em áreas de mineração a céu aberto. A herança deste processo de intervenção pode ser caracterizada a partir da análise antropogeomorfológica pautada na cartografia geomorfológica, que remete a todo um processo histórico de uso e ocupação pelas atividades de mineração e que podem ser interpretados cientificamente, pedagogicamente, culturalmente e economicamente por ações de geoturismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.