QUALIDADE DOS DADOS DE NASCIMENTO DO ESTADO DE MINAS GERAIS E MESORREGIÕES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA

Autores/as

  • Denise Denise Helena França Marques Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Andrea Branco Simão Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional/Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Luiza de Marilac Souza Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG207242563

Palabras clave:

Análise comparativa, Banco de dados, Registros de nascimento, Qualidade dos dados, Estado de Minas Gerais

Resumen

Desde 2010 o estado de Minas Gerais, como um todo, possui boa qualidade de informações sobre nascimentos e não necessita de método indireto para calcular as estimativas de fecundidade. Porém, ainda existem problemas quando os dados do estado são desagregados por mesorregiões. O objetivo deste trabalho é verificar para quais mesorregiões de Minas Gerais os registros de nascimentos ainda necessitam ser calculados indiretamente e para quais já é possível calculá-los de forma direta. Para isso, as Taxas de Fecundidade Total, de cada mesorregião, calculadas a partir dos registros de nascimentos do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) e do Registro Civil, serão comparadas com as geradas pela técnica indireta de Brass modificada. Os resultados mostram que os registros das mesorregiões Campo das Vertentes, Central, Jequitinhonha, Noroeste, Norte, Triângulo/Alto Paranaíba, Sul/Sudoeste e Vale do Mucuri ainda padecem de problemas e devem ser corrigidos por técnica indireta. Para as demais regiões é possível utilizar diretamente os dados do Registro Civil e SINASC, representando um ganho para o Estado, uma vez que as taxas podem ser calculadas para anos intercensitários, contribuindo para a compreensão da dinâmica demográfica mais recente e para o planejamento e implementação de políticas sociais mais assertivas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Denise Denise Helena França Marques, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, MG, Brasil

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), doutorado em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da UFMG e pós-doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, também pela UFMG.  Atualmente trabalha como Pesquisadora de Ciência e Tecnologia no Centro de Estatística e Informação da Fundação João Pinheiro.

Publicado

2019-12-13

Cómo citar

MARQUES, D. D. H. F. .; SIMÃO, A. B.; SOUZA, L. de M. QUALIDADE DOS DADOS DE NASCIMENTO DO ESTADO DE MINAS GERAIS E MESORREGIÕES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 20, n. 72, p. 107–117, 2019. DOI: 10.14393/RCG207242563. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/42563. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos