ANÁLISE HIDROQUÍMICA DOS AQUÍFEROS GUARANI E SERRA GERAL NO MUNICÍPIO DE IBIPORÃ-PR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207242096Palabras clave:
Águas subterrâneas, Paraná, Hidrogeoquímica, Consumo humanoResumen
Os sistemas aquíferos Serra Geral (SASG) e Guarani (SAG) se constituem aquíferos mais importantes do Estado do Paraná, principalmente em função da qualidade química e potencialidade de produção. Este trabalho apresenta a análise de dois poços do Sistema Aquífero Guarani e vinte e cinco poços do Sistema Aquífero Serra Geral situados no município de Ibiporã - PR, tendo como objetivo principal a caracterização dessas águas em termos de comportamento químico. Foram efetuados levantamentos da área de estudo através de trabalhos de campo. Os parâmetros químicos analisados foram: bicarbonato, carbonato, cloreto, fluoreto, nitrato, nitrito e sulfato. Para análise destes parâmetros foram utilizados os métodos de: espectometria UV, turbidimetria e titulação com nitrato de prata. Para analisar possíveis conexões entre o SAG e o SASG, foi elaborado o diagrama de Piper para as amostras da área. Alterações na concentração desses parâmetros podem causar danos à saúde humana, pois muitas vezes a água do SASG possui um elevado nível de fluoreto em sua composição. Como resultados, foram identificados padrões anômalos de fluoreto nos poços do SAG que pode influir na saúde da população local, mas que não ultrapassaram os limites permitidos pela RESOLUÇÃO CONAMA 396/2008 e a PORTARIA 2914/2011 do Ministério da Saúde.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.