GOIÂNIA, BRASÍLIA E BELO HORIZONTE: PAISAGENS SENSÍVEIS E IMAGENS CULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207042002Palabras clave:
Imaginário, Brasil, Metrópoles Contemporâneas, Paisagem Urbana, SensibilidadeResumen
Muitas transformações ocorrem no mundo urbano a partir de mudanças estéticas, culturais e atitudinais que inovam nos artefatos urbanos, seus usos, no modo de sentir e se relacionar com tais estruturas. As cidades de Goiânia, Brasília e Belo Horizonte foram capitais planejadas e, atualmente, já acumulam temporalidades e constituem-se em metrópoles contemporâneas, nas quais buscamos analisar o rompimento com a imagem predominante da modernidade e a incorporação nas suas paisagens da cena pós-moderna. O foco dessa pesquisa consistiu em compreender as paisagens culturais dessas cidades e sua relação com o imaginário. As cidades, à medida que adensam a temporalidade, apresentam mais transformações no âmbito cultural e identitário. Goiânia, Brasília e Belo Horizonte, porém, rompem com o estigma do “eternamente novo” da modernidade, ao consolidar seus patrimônios tombados e a constituição da memória urbana no espaço. Como novas metrópoles, em suas paisagens emergem novas práticas, novos espaços culturais, novos modos sensíveis de se relacionar com a cidade e novos lugares que abrigam sujeitos plurais cada vez mais ávidos de uma paisagem cultural.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.