GOIÂNIA, BRASÍLIA E BELO HORIZONTE: PAISAGENS SENSÍVEIS E IMAGENS CULTURAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG207042002

Palabras clave:

Imaginário, Brasil, Metrópoles Contemporâneas, Paisagem Urbana, Sensibilidade

Resumen

Muitas transformações ocorrem no mundo urbano a partir de mudanças estéticas, culturais e atitudinais que inovam nos artefatos urbanos, seus usos, no modo de sentir e se relacionar com tais estruturas. As cidades de Goiânia, Brasília e Belo Horizonte foram capitais planejadas e, atualmente, já acumulam temporalidades e constituem-se em metrópoles contemporâneas, nas quais buscamos analisar o rompimento com a imagem predominante da modernidade e a incorporação nas suas paisagens da cena pós-moderna. O foco dessa pesquisa consistiu em compreender as paisagens culturais dessas cidades e sua relação com o imaginário. As cidades, à medida que adensam a temporalidade, apresentam mais transformações no âmbito cultural e identitário. Goiânia, Brasília e Belo Horizonte, porém, rompem com o estigma do “eternamente novo” da modernidade, ao consolidar seus patrimônios tombados e a constituição da memória urbana no espaço. Como novas metrópoles, em suas paisagens emergem novas práticas, novos espaços culturais, novos modos sensíveis de se relacionar com a cidade e novos lugares que abrigam sujeitos plurais cada vez mais ávidos de uma paisagem cultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valéria Cristina Pereira da Silva, Universidade Federal de Goiás

GEIPaT - Grupo de Estudos de Imaginário, Paisagem e Transculturalidade

IESA - Instituto de Estudos Sócio-Ambientais

Givaldo Ferreira Corcinio Junior, Universidade Federal de Goiás (UFG) Agência Brasil Central de Comunicação (ABC)

Doutorando em História pelo programa de pós graduação em História, da Faculdade de História (PPGH-FH) da UFG , Mestre em Comunicação pelo programa de comunicação social da Faculdade de Informação e Comunicação (PPGC-FIC) da UFG

Participa do GEIPaT - Grupo de Estudos de Imaginário, Paisagem e Transculturalidade

Publicado

2019-08-01

Cómo citar

SILVA, V. C. P. da; FERREIRA CORCINIO JUNIOR, G. GOIÂNIA, BRASÍLIA E BELO HORIZONTE: PAISAGENS SENSÍVEIS E IMAGENS CULTURAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 20, n. 70, p. 20–35, 2019. DOI: 10.14393/RCG207042002. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/42002. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos