VIDAS APARTADAS: OS FILHOS INDENES DOS LÁZAROS INTERNOS NO EDUCANDÁRIO ALZIRA BLEY (1937-1979) – ITANHENGA/ES
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG206941856Palabras clave:
Hanseníase, Isolamento Compulsório, Hospital Colônia Pedro Fontes, Educandário Alzira Bley.Resumen
O tema apresentado neste trabalho é parte dos resultados da dissertação de mestrado em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo, na linha de pesquisa Estudos Urbanos e Regionais, defendida em 2013. Expõe um histórico do período de isolamento compulsório dos hansenianos no Espírito Santo e seus desdobramentos para os filhos sadios que também eram segregados da sociedade por meio dos educandários. Trata-se de uma prática regulamentada por leis que impediam a convivência dos filhos não portadores da hanseníase com seus progenitores. O Educandário Alzira Bley, localizado às margens da BR-101, km 9, (Cariacica-ES), é o único dos espaços no Espírito Santo que recebeu todas as crianças e adolescentes que não podiam conviver com seus pais no Hospital Colônia Pedro Fontes, no período de 1937 a 1979. Esses internos por sua vez passaram parte de sua vida isolados de seus pais e da sociedade. Após os estudos realizados no educandário, foram apresentadas as principais características da população de 1.547 internos desse período, bem como aquelas peculiares da vida no interior da instituição.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.