TRANSIÇÃO MIGRATÓRIA E URBANA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - 1950 a 2010
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207241307Palabras clave:
Migração e urbanização., Transformações nos padrões demográficos, Região Metropolitana da Grande Vitória, Processos de transição.Resumen
Os efeitos das transformações socioeconômicas e dos percursos dos processos de transição ocorridos no Espírito Santo, a partir da metade do século XX, resultaram em novos modelos migratórios e de urbanização. Este estudo se propõe a analisar a progressão e as modificações nos modelos de migração e de urbanização no Espírito Santo, em particular na Região Metropolitana da Grande Vitória - RMGV, decorrentes da evolução conjunta do processo de desenvolvimento e das transições demográfica, migratória, urbana e econômica, na segunda metade do século XX e início do século atual. A análise dos níveis, da evolução dos processos focalizados e de suas inter-relações é feita a partir de indicadores demográficos construídos com dados censitários produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Os resultados mostram que a dinâmica demográfica do Espírito Santo evoluiu da fase caracterizada por crescimento elevado da população e acentuada migração rural-urbana a uma nova etapa, de redução conjunta do crescimento natural ou vegetativo, dos movimentos rural-urbanos e do crescimento da população da Região Metropolitana da Grande Vitória, atualmente cenário de forte migração intra e interurbana e de deslocamentos para trabalho e estudo, que ocorrem principalmente entre os municípios que a formam.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.