CONSERVAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS EM UNIDADES RURAIS FAMILIARES COM PRODUÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NO ALTO CURSO DA BACIA DO RIO COTEGIPE, MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO – PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG206941132Palabras clave:
Água, Agricultura orgânica, Bacia hidrográfica, Rio Cotegipe.Resumen
O estado do Paraná encontra-se em uma região hídrica privilegiada, com um considerável regime das chuvas. Ainda assim, ocorrem períodos de escassez de água em algumas épocas do ano. Além dos problemas de quantidade de água, a redução da área ocupada com florestas naturais, o uso intensivo de agroquímicos e a carência de saneamento básico são fatores que degradam a qualidade das águas, levando à sua contaminação e comprometendo sua disponibilidade. Na tentativa de contribuir com melhorias na qualidade e quantidade de recursos hídricos, desenvolveu-se um projeto com ações de pesquisa e extensão, direcionado a otimizar a utilização conservacionista de recursos hídricos em estabelecimentos rurais com produção de alimentos orgânicos no município de Francisco Beltrão, localizados no alto curso da bacia do Rio Cotegipe, na comunidade de Jacutinga. A partir de um diagnóstico das onze unidades rurais beneficiárias do projeto, foram definidas e implantadas ações voltadas à melhoria qualitativa e quantitativa das águas consumidas pelas famílias e dos sistemas de destinação de efluentes. Entre as ações realizadas, foram construídas fossas/canteiros biossépticos, círculos de bananeiras para disposição de águas residuais (de banhos, pias e lavanderias), cisternas, bebedouros para animais, cercas no entorno de nascentes e proteção de fontes de água.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.