CONSERVAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS EM UNIDADES RURAIS FAMILIARES COM PRODUÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NO ALTO CURSO DA BACIA DO RIO COTEGIPE, MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO – PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG206941132Palavras-chave:
Água, Agricultura orgânica, Bacia hidrográfica, Rio Cotegipe.Resumo
O estado do Paraná encontra-se em uma região hídrica privilegiada, com um considerável regime das chuvas. Ainda assim, ocorrem períodos de escassez de água em algumas épocas do ano. Além dos problemas de quantidade de água, a redução da área ocupada com florestas naturais, o uso intensivo de agroquímicos e a carência de saneamento básico são fatores que degradam a qualidade das águas, levando à sua contaminação e comprometendo sua disponibilidade. Na tentativa de contribuir com melhorias na qualidade e quantidade de recursos hídricos, desenvolveu-se um projeto com ações de pesquisa e extensão, direcionado a otimizar a utilização conservacionista de recursos hídricos em estabelecimentos rurais com produção de alimentos orgânicos no município de Francisco Beltrão, localizados no alto curso da bacia do Rio Cotegipe, na comunidade de Jacutinga. A partir de um diagnóstico das onze unidades rurais beneficiárias do projeto, foram definidas e implantadas ações voltadas à melhoria qualitativa e quantitativa das águas consumidas pelas famílias e dos sistemas de destinação de efluentes. Entre as ações realizadas, foram construídas fossas/canteiros biossépticos, círculos de bananeiras para disposição de águas residuais (de banhos, pias e lavanderias), cisternas, bebedouros para animais, cercas no entorno de nascentes e proteção de fontes de água.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.