MUDANÇAS DE USO DO SOLO NA ZONA DE AMORTECIMENTO DO PARQUE ESTADUAL SERRA DE CALDAS: INFLUÊNCIA PEDOLÓGICA NA PRESERVAÇÃO DA VEGETAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207241128Palabras clave:
Parque Estadual Serra de Caldas Novas, Uso do Solo, Técnicas de Sensoriamento Remoto, Vegetação Nativa e Sistemas PedológicosResumen
O objetivo desta pesquisa foi analisar as mudanças de uso do solo na Zona de Amortecimento do PESCAN, numa sucessão temporal, decenal, para os anos de 1985, 1995, 2005 e 2015, baseando-se na relação dos remanescentes de vegetação nativa com os sistemas pedológicos regionais, utilizando como metodologia, técnicas de Sensoriamento Remoto e de Geoprocessamento. Os resultados mostraram o importante papel do Parque quanto à preservação do Cerrado dentro da Zona de Amortecimento. Observou-se também a grande diminuição das áreas de vegetação nativa, nos dois primeiros decênios, dos quais, se estabilizaram nos decênios posteriores, em função da unidade de preservação. As áreas com maior conservação de vegetação, além do parque, foram os solos com menor aptidão para agricultura, como os Cambissolos, os Neossolos e os Argissolos, opondo-se aos solos com maior aptidão, no caso os Latossolos, que apresentaram os menores remanescentes de vegetação. Concluiu-se que as unidades de conservação desempenham um importante papel regulador do desflorestamento do Cerrado, mas as Zonas de Amortecimento ainda não possuem grande eficiência preservacionista, sendo expostos ao avanço da racionalidade econômica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.