APLICAÇÃO DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA DE RIOS EM UMA MICROBACIA HIDROGRÁFICA LOCALIZADA AO SUL DE GOIÁS
Palabras clave:
PAR, Ribeirão da Areia, Bacia Hidrográfica, Morrinhos.Resumen
A pressão sobre os recursos hídricos traduz-se por uma série de impactos relacionados à qualidade e à disponibilidade das águas no Brasil. Diante deste cenário, faz-se necessário o desenvolvimento de ações pautadas na gestão dos recursos hídricos. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo aplicar o Protocolo de Avaliação Rápida de Rios - PAR em uma microbacia hidrográfica presente ao Sul do Estado de Goiás, cujo curso d'água principal é o Ribeirão da Areia, tendo suas águas e de seus afluentes em uso constante por distintas atividades. O protocolo constitui-se na análise de treze parâmetros relacionados às condições ambientais dos cursos d'água e seus respectivos entornos. Foram atribuídas pontuações correspondentes à categoria de sua condição ambiental. O protocolo foi aplicado em 10 pontos espacialmente distribuídos na bacia, de modo a compreender os alto, médio e baixo cursos de seus principais ribeirões. Para todos os pontos, a análise do PAR mostra que, dos dez pontos, sete encontram-se na condição boa, dois na condição ótima e somente um regular. Em praticamente todos os trechos, a cobertura vegetal nativa encontra-se de alguma forma onerada, apresentando largura inferior ao exigido pela legislação vigente e com menor densidade, indicando alterações provenientes de atividades antrópicas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.