APLICAÇÃO DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA DE RIOS EM UMA MICROBACIA HIDROGRÁFICA LOCALIZADA AO SUL DE GOIÁS
Keywords:
PAR, Ribeirão da Areia, Bacia Hidrográfica, Morrinhos.Abstract
A pressão sobre os recursos hídricos traduz-se por uma série de impactos relacionados à qualidade e à disponibilidade das águas no Brasil. Diante deste cenário, faz-se necessário o desenvolvimento de ações pautadas na gestão dos recursos hídricos. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo aplicar o Protocolo de Avaliação Rápida de Rios - PAR em uma microbacia hidrográfica presente ao Sul do Estado de Goiás, cujo curso d'água principal é o Ribeirão da Areia, tendo suas águas e de seus afluentes em uso constante por distintas atividades. O protocolo constitui-se na análise de treze parâmetros relacionados às condições ambientais dos cursos d'água e seus respectivos entornos. Foram atribuídas pontuações correspondentes à categoria de sua condição ambiental. O protocolo foi aplicado em 10 pontos espacialmente distribuídos na bacia, de modo a compreender os alto, médio e baixo cursos de seus principais ribeirões. Para todos os pontos, a análise do PAR mostra que, dos dez pontos, sete encontram-se na condição boa, dois na condição ótima e somente um regular. Em praticamente todos os trechos, a cobertura vegetal nativa encontra-se de alguma forma onerada, apresentando largura inferior ao exigido pela legislação vigente e com menor densidade, indicando alterações provenientes de atividades antrópicas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.