LOGÍSTICA DE TRANSPORTES E MODERNIZAÇÃO DO TERRITÓRIO: A IMPORTÂNCIA DOS PLANOS VIÁRIOS NACIONAIS PARA A EFETIVAÇÃO GEOESTRATÉGICA DA MESORREGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO/ALTO PARANAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG206940494Palabras clave:
Formação territorial., Logística de transportes., Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba.Resumen
Este trabalho tem como objetivo analisar as influências dos Planos Viários Nacionais de 1874 a 1951 na organização geoestratégica da mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste do Estado de Minas Gerais, uma vez que estes foram fundamentais para a instalação de uma dinâmica territorial com consequências diretas sobre o interior do país, os quais inseriram essa mesorregião em uma condição estratégica de integração. A atenção principal do trabalho centra-se sobre os planos projetados e/ou implementados durante a Primeira República e a Era Vargas, tendo-se como pressuposto que os mesmos se constituíram em aportes fundamentais para o desenho das redes viárias modernas construídas após a década de 1950. Para tanto, o artigo estrutura-se a partir do levantamento e análise dos planos viários do período em evidência. Paralelamente à compreensão do contexto que deu origem a esses planos, analisa-se as estratégias locais adotadas no sentido de criar para a região do Triângulo Mineiro uma dinâmica específica centrada na logística de transportes. A compreensão do processo de instalação dos sistemas viários na região é um ponto chave para compreender o papel da dinâmica instalada no Triângulo Mineiro dentro do projeto do Estado Nacional para a articulação e modernização do território brasileiro.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.