LOGÍSTICA DE TRANSPORTES E MODERNIZAÇÃO DO TERRITÓRIO: A IMPORTÂNCIA DOS PLANOS VIÁRIOS NACIONAIS PARA A EFETIVAÇÃO GEOESTRATÉGICA DA MESORREGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO/ALTO PARANAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG206940494Palavras-chave:
Formação territorial., Logística de transportes., Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as influências dos Planos Viários Nacionais de 1874 a 1951 na organização geoestratégica da mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste do Estado de Minas Gerais, uma vez que estes foram fundamentais para a instalação de uma dinâmica territorial com consequências diretas sobre o interior do país, os quais inseriram essa mesorregião em uma condição estratégica de integração. A atenção principal do trabalho centra-se sobre os planos projetados e/ou implementados durante a Primeira República e a Era Vargas, tendo-se como pressuposto que os mesmos se constituíram em aportes fundamentais para o desenho das redes viárias modernas construídas após a década de 1950. Para tanto, o artigo estrutura-se a partir do levantamento e análise dos planos viários do período em evidência. Paralelamente à compreensão do contexto que deu origem a esses planos, analisa-se as estratégias locais adotadas no sentido de criar para a região do Triângulo Mineiro uma dinâmica específica centrada na logística de transportes. A compreensão do processo de instalação dos sistemas viários na região é um ponto chave para compreender o papel da dinâmica instalada no Triângulo Mineiro dentro do projeto do Estado Nacional para a articulação e modernização do território brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.