PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO RESIDENTE NO ENTORNO DO PARQUE ECOLÓGICO MUNICIPAL DA SERRA DO LENHEIRO: ESTUDO DE CASO DOS BAIRROS SENHOR DOS MONTES E TEJUCO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI/MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196624Resumen
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados e considerações obtidos no decorrer da pesquisa de iniciação científica (PIBIC/CNPq). Sua temática se concentra através da percepção ambiental dos moradores dos bairros Tejuco e Senhor dos Montes, ambos situados no município de São João del-Rei (MG). A escolha deste recorde de estudo ocorreu devido à localização, por se tratar de áreas limítrofes do Parque Ecológico Municipal da Serra do Lenheiro, sendo destinadas a preservação. O levantamento dos dados partiu da experiência dos sujeitos envolvidos na análise, o que permitiu avaliar o conhecimento, os valores e as atividades da população e/ou dos atores sociais. Com os resultados obtidos foi possível observar contrastes significativos e percepções ambientais diferenciadas dos moradores de ambos os bairros, quando ao modo de viver, as tradições, cultos e crenças em relação a Serra do Lenheiro. A partir deste trabalho, conclui-se que as contradições e conflitos que se estabelecem no território e no lugar, articulado ao contexto jurídico-normativo, mediante a criação de leis e decretos, bem como o seu distanciamento com a realidade e demandas da população, que se encontra no entorno da Serra do Lenheiro, revela uma visão contrastante, que perpassa por diversas dimensões, as quais não se esgotam na perspectiva ambiental. Para os moradores de seu entorno, a serra é um símbolo que guarda recordações e renova a fé.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.