A DINÂMICA CLIMÁTICA E A VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO: O ÍNDICE DE PRECIPITAÇÃO E O ÍNDICE DE PRECIPITAÇÃO CONCENTRADA
DOI:
https://doi.org/10.14393/Hygeia196707Palabras clave:
Dinâmica climática. Variabilidade. Índices de concentração.Resumen
O presente trabalho promove uma estimativa sobre a variabilidade da precipitação no estado de São Paulo associada à dinâmica climática atuante, através de índices de quantificação diária e mensal da precipitação. Esses índices são estatísticos e podem ser aplicados à Climatologia em análises que envolvam a quantificação da precipitação.  Os índices têm se mostrado ferramentas eficientes não só na quantificação, como na previsibilidade de eventos extremos de chuva. O estado de São Paulo vem sofrendo com um intenso e desordenado processo de urbanização desde meados do século XIX e possui um importante núcleo urbano a nível mundial, a cidade de São Paulo, que sofre com situações de enchentes e inundações quando esses eventos acontecem. O estado apresentou um contraste marcante entre as duas quantificações, com concentração diária maior no centro e extremo sul do território, áreas estas que concentraram as menores quantificações mensais. Tal fato possibilitou identificar a ocorrência cada vez mais frequente de precipitação intensa concentrada em poucos dias, uma característica diretamente atrelada ao processo de urbanização e às mudanças climáticas que ele acarreta.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.