VULNERABILIDADE DA PAISAGEM À PERDA DE SOLOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DO PEIXE - GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196620Palabras clave:
Vulnerabilidade, Perda de solos, Planejamento, Ordenamento do território, Sistema de informação geográfica (SIG).Resumen
A integração dos aspectos físicos do ambiente natural é um importante mecanismo que possibilita um melhor planejamento e gestão territorial por parte do poder público para uso e ocupação da paisagem. Com base nisso, o objetivo deste artigo é realizar a análise da vulnerabilidade da paisagem à perda de solos da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe (BHRP). Foi utilizado o Sistema de Informação Geográfica (SIG), para integração dos mapas temáticos de solos, geologia, uso e cobertura das terras, clima e declividade, com atribuição de pesos aos mesmos para confecção do mapa de vulnerabilidade à perda de solos. Os resultados mostraram que mais da metade da área da bacia possui processos de morfogênese, ou seja, áreas consideradas vulneráveis, isso mostra que de forma geral a bacia possui uma maior tendência a processos erosivos de média a elevada perda de solos, o que indica uma maior necessidade para práticas de conservação nessas regiões, dentro da área de estudos. Conclui-se que o mapa de vulnerabilidade da paisagem à perda de solos da BHRP, pode ser usado como uma ferramenta essencial para tomadas de decisões, gestão e planejamento do território, quando se considera a intensidade do processo erosivo atuante na área de estudos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.