MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DE SANTO ANTÔNIO DO MONTE - MG ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO AO LONGO DE 35 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196614Palabras clave:
Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Uso e Ocupação da Terra, Banco de Dados Cartográfico.Resumen
O município de Santo Antônio do Monte está localizado na mesorregião geográfica Oeste de Minas Gerais. Ao longo dos anos o local vem passando por problemas de degradação ambiental devido ao crescimento populacional e econômico, resultando na diminuição das áreas de vegetação nativa. Em busca de suprir a falta de informações sobre as características naturais do município, surgiu a oportunidade de elaboração desta pesquisa, onde o principal objetivo foi gerar e analisar os mapas de uso e ocupação da terra referente aos anos de 1984, 1994, 2004 e 2015, dando-se destaque para as análises acerca das alterações na vegetação nativa e nos corpos d'água que permitiram uma visão multitemporal da área estudada. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseou-se na utilização das técnicas de geoprocessamento, com destaque para a classificação de imagens de satélite utilizando imagens Landsat TM 5 e Landsat OLI 8. Considerando-se o período de 41 anos, o mapa de uso e ocupação da terra permitiu compreender as alterações ambientais, onde se destaca uma maior intensidade de degradação ambiental a partir dos anos 1990, justamente no período onde ocorreu um grande avanço e expansão da tecnologia destinada à mecanização agrícola e agropecuária, ocorrendo conjuntamente a diminuição das áreas de vegetação nativa. Foi possível ainda identificar a diminuição dos corpos d'água locais ao longo do tempo de estudo, situação esta que não foi exclusiva de Santo Antônio do Monte, mas que pode ter contribuído com a falta de água vivenciada na cidade entre 2014 e 2015. Através destes resultados, espera-se que o poder público municipal otimize seu planejamento territorial e invista em políticas públicas de preservação ambiental e conservação dos recursos hídricos, buscando assim evitar novos períodos de estiagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.