A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM MARABÁ- PA E SUA RELAÇÃO COM AS OCUPAÇÕES URBANAS: O CASO DO BAIRRO NOSSA SENHORA APARECIDA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196608Palabras clave:
Lógica da Necessidade, assentamentos informais, equipamentos urbanos.Resumen
Este trabalho possui por objetivo compreender a importância das ocupações urbanas, no processo de produção do espaço urbano no município de Marabá- PA, utilizando como recorte espacial o bairro Nossa Senhora Aparecida. Para isso, primeiramente, nos atemos a uma reflexão acerca da produção do espaço urbano, recorrendo a autores que discutem desde os agentes produtores do espaço urbano, às suas lógicas de produção. Também, se fez necessário entender a dinâmica recente da produção do espaço urbano marabaense. Tal dinâmica está atrelada às diferentes lógicas de produção espacial, inclusive, a lógica da necessidade, apresentando-se como fatores relevantes no surgimento e, posteriormente, expansão do bairro Nossa Senhora Aparecida, um dos mais notáveis expoentes dessa lógica de produção do espaço em Marabá, sobre o qual este trabalho apresenta uma investigação a respeito da realidade socioespacial e de como a cidade atende os moradores no que se refere a serviços básicos e equipamentos urbanos. Através da aplicação de formulários e trabalhos de campo, foi possível verificar as dificuldades de acesso dos moradores do bairro à cidade e seus equipamentos, configurando uma situação de negação da cidade para com as áreas de ocupação urbana.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.