AVALIAÇÃO DE TÉCNICAS DE GENERALIZAÇÃO DE DADOS MATRICIAIS (RASTER) APLICADAS AO DADO DO TERRACLASS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196520Palabras clave:
Projeto TerraCert, Uso da terra na Amazônia, Coeficiente Kappa.Resumen
O Projeto TerraClass realiza a qualificação das áreas desflorestadas da Amazônia Legal. Os dados TerraClass são uma fonte de informação adicional para os estudos de paisagem, que serão realizados no escopo do Projeto TerraCert. Manipulando-se o dado matricial do TerraClass 2014 para Paragominas, Estado do Pará, observou-se uma grande quantidade de polígonos correspondentes a um único pixel, tornado a generalização do dado um passo importante. Neste artigo apresenta-se uma nova técnica de generalização de dados matriciais categóricos baseado em segmentação por crescimento de regiões. O artigo tem como objetivo a comparação de quatro técnicas de generalização de dados matriciais: filtro moda, reamostragem, metodologia Esri e segmentação. O resultado da generalização foi avaliado com relação ao coeficiente kappa e ao número de polígonos resultantes. O filtro moda teve um bom valor de kappa, mas uma baixa redução dos polígonos. A reamostragem apresentou o valor mais baixo de kappa e uma redução intermediária dos polígonos. A metodologia Esri apresentou um valor intermediário de kappa, no entanto teve a maior redução dos polígonos. A segmentação obteve o maior valor de kappa e a segunda maior redução dos polígonos. A técnica da segmentação se revelou uma boa alternativa à Metodologia Esri.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.