O PAPEL DAS LOCALIDADES CENTRAIS NA REDE URBANA DO OESTE BAIANO: DO DECLÍNIO DE BARRA À ASCENSÃO DE BARREIRAS (INÍCIO DO SÉCULO XX À DÉCADA DE 1980)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196503Palabras clave:
Rede urbana, Papéis urbanos, Posição geográfica, Barra (BA), Barreiras (BA).Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar o processo evolutivo da rede urbana do Oeste Baiano, destacando, ainda na primeira metade do século XX, os papéis desempenhados pelos segmentos de Barra e de Barreiras, e, posteriormente, a diferenciação geográfica de Barreiras, a partir das décadas de 1970, quando há a alteração na circulação regional, e de 1980, quando ocorre contexto conveniente para a instauração das novas relações de produção na região. Sustentado em uma discussão diacrônica e periodizada, este artigo está estruturado em duas partes: a primeira trata das características da rede urbana em formação até a década de 1970, apontando os centros praticamente indiferenciados em posição geográfica, tamanho, funções e interações internas e externas à região do Oeste Baiano; e a segunda aborda o período entre as décadas de 1970 a 1980, quando os elementos constituintes da rede urbana começam a ser alterados por consequência da posição geográfica favorável para Barreiras em detrimento de Barra, iniciando uma reestruturação da forma espacial da rede.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.