A RELAÇÃO ENTRE CIDADES-IRMÃS NA FAIXA DE FRONTEIRA: O CASO DE CÁCERES - MATO GROSSO/BRASIL E SAN MATÍAS - BOLÍVIA
Palabras clave:
Fronteira Nacional, Cáceres, San Matías, Interações transfronteiriças.Resumen
A presente pesquisa tem por objetivo analisar, à luz dos conceitos de região funcional e polarizada, as interações transfronteiriças entre as cidades de Cáceres - polo regional do Estado de Mato Grosso - e San Matías, na Bolívia, e como ocorrem as atuais ações governamentais no que se refere à segurança nacional e fitossanitária, à questão econômica e aos relacionamentos de aproximação, troca e de permeabilidade, que possibilitam a interação destes povos. Os procedimentos metodológicos utilizados partiram de revisões bibliográficas sobre as leis, projetos e programas bolivianos e brasileiros específicos visando o desenvolvimento da Faixa de Fronteira; sobre a discussão acadêmica a respeito da denominação e classificação de "cidades-gêmeas" e suas derivações; e também sobre a criação do Comitê de Integração Bilateral Cáceres/San Matías, que passaram a ser cidades-irmãs. Empiricamente, discutiu-se sobre as relações comerciais e de educação sanitária entre cacerenses e san-matianos, além de aplicar questionário semi-estruturado com o representante governamental de San Matías. A pesquisa mostrou que após a assinatura do Acordo de Integração tem havido mais ações conjuntas no combate ao tráfico de drogas, roubo de veículos e nas atividades zoofitossanatárias. Destaca-se ainda a maior integração cultural e os atendimentos a bolivianos nos hospitais de Cáceres.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.