A RELAÇÃO ENTRE CIDADES-IRMÃS NA FAIXA DE FRONTEIRA: O CASO DE CÁCERES - MATO GROSSO/BRASIL E SAN MATÍAS - BOLÍVIA

Autores

  • Evaldo Ferreira Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Fronteira Nacional, Cáceres, San Matías, Interações transfronteiriças.

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo analisar, à luz dos conceitos de região funcional e polarizada, as interações transfronteiriças entre as cidades de Cáceres - polo regional do Estado de Mato Grosso - e San Matías, na Bolívia, e como ocorrem as atuais ações governamentais no que se refere à segurança nacional e fitossanitária, à questão econômica e aos relacionamentos de aproximação, troca e de permeabilidade, que possibilitam a interação destes povos. Os procedimentos metodológicos utilizados partiram de revisões bibliográficas sobre as leis, projetos e programas bolivianos e brasileiros específicos visando o desenvolvimento da Faixa de Fronteira; sobre a discussão acadêmica a respeito da denominação e classificação de "cidades-gêmeas" e suas derivações; e também sobre a criação do Comitê de Integração Bilateral Cáceres/San Matías, que passaram a ser cidades-irmãs. Empiricamente, discutiu-se sobre as relações comerciais e de educação sanitária entre cacerenses e san-matianos, além de aplicar questionário semi-estruturado com o representante governamental de San Matías. A pesquisa mostrou que após a assinatura do Acordo de Integração tem havido mais ações conjuntas no combate ao tráfico de drogas, roubo de veículos e nas atividades zoofitossanatárias. Destaca-se ainda a maior integração cultural e os atendimentos a bolivianos nos hospitais de Cáceres. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evaldo Ferreira, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Atualmente é professor do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Tem experiência na área de Geografia, atua e desenvolve pesquisa na área de Geografia Regional e Econômica, trabalhando também com os seguintes temas: Geografia, Planejamento Urbano e Regional, Análise Socioeconômica, Planejamento de Transportes e Trânsito, cidades médias e Estatística.

Downloads

Publicado

21-06-2017

Como Citar

Ferreira, E. (2017). A RELAÇÃO ENTRE CIDADES-IRMÃS NA FAIXA DE FRONTEIRA: O CASO DE CÁCERES - MATO GROSSO/BRASIL E SAN MATÍAS - BOLÍVIA. Caminhos De Geografia, 18(62), 87–103. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/35768

Edição

Seção

Artigos