O PROGRAMA UM MILHÃO DE CISTERNAS (P1MC): UMA ALTERNATIVA DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO NA COMUNIDADE AGRESTE DE BAIXO - SÃO MIGUEL/RN
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG186109Palabras clave:
Políticas Públicas, Semiárido brasileiro, Programa Um Milhão de Cisternas, Impactos socioterritoriais, Agreste de Baixo.Resumen
O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), criado em 1999 pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), sendo incorporado pela agenda das políticas públicas no ano de 2003 emerge como uma das ações de fomento a convivência com o Semiárido brasileiro. Tal programa visa promover a difusão do uso de reservatórios de água, através da disseminação de tecnologias sociais de captação de água das chuvas. O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos socioterritoriais do P1MC na comunidade Agreste de Baixo no município de São Miguel/RN. Para construção deste trabalho, adotou-se como procedimentos metodológicos a realização de estudos teóricos, empíricos e análises qualitativa de dados obtidos através da aplicação de questionários. A partir da investigação realizada é possível afirmar que a operacionalização do P1MC na comunidade Agreste de Baixo contribuiu para minimizar os efeitos da seca. Contudo, as cisternas de placas em si, ainda não são suficientes para firmar a total autonomia hídrica da população da referida localidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.