O PROGRAMA UM MILHÃO DE CISTERNAS (P1MC): UMA ALTERNATIVA DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO NA COMUNIDADE AGRESTE DE BAIXO - SÃO MIGUEL/RN
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG186109Keywords:
Políticas Públicas, Semiárido brasileiro, Programa Um Milhão de Cisternas, Impactos socioterritoriais, Agreste de Baixo.Abstract
O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), criado em 1999 pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), sendo incorporado pela agenda das políticas públicas no ano de 2003 emerge como uma das ações de fomento a convivência com o Semiárido brasileiro. Tal programa visa promover a difusão do uso de reservatórios de água, através da disseminação de tecnologias sociais de captação de água das chuvas. O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos socioterritoriais do P1MC na comunidade Agreste de Baixo no município de São Miguel/RN. Para construção deste trabalho, adotou-se como procedimentos metodológicos a realização de estudos teóricos, empíricos e análises qualitativa de dados obtidos através da aplicação de questionários. A partir da investigação realizada é possível afirmar que a operacionalização do P1MC na comunidade Agreste de Baixo contribuiu para minimizar os efeitos da seca. Contudo, as cisternas de placas em si, ainda não são suficientes para firmar a total autonomia hídrica da população da referida localidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.