EXPANSÃO URBANA E DESENVOLVIMENTO: A CONSTRUÇÃO DESIGUAL DOS ESPAÇOS EM MINEIROS-GO
Palabras clave:
Dinâmica, Mineiros, MunicípioResumen
É a partir do final do século XX que o estudo urbano atinge maior repercussão no Brasil, em razão do processo de urbanização que se intensificou relativamente nesse período. Essa expansão desenfreada dos espaços urbanos, no entanto, tem sido acompanhada de problemas os mais diversos, sendo o principal deles a concentração da renda em benefício de poucos. O presente artigo teve por objetivo investigar a distribuição de renda local e levantar discussão a cerca dessa problemática, que tem influenciado no arranjo sócioespacial de Mineiros-GO. Para o seu desenvolvimento, foram levantadas informações sobre a dinâmica demográfica e econômica e dados sociais, como o índice de Desenvolvimento Humano - IDH e o índice de Gini, disponíveis no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Em seguida, demonstrar como essa relação tem se revelado na construção do espaço urbano de Mineiros-GO. O estudo pode contribuir junto à reflexão sobre o problema da concentração de renda e a construção desigual dos espaços urbanos e pontuar algumas sugestões de ações já existentes no Estatuto da Cidade, que ultrapasse o papel para, enfim, promover na prática a justiça espacial.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.